Por Danieli Closs
Vou começar esse texto pedindo pra você parar por um minuto e refletir.
O que é mais importante na hora de escolher um novo emprego: um ótimo salário ou um local de trabalho com colegas legais, benefícios diferenciados e cultura de feedback?
Se você já havia feito essa reflexão e já tiver passado por algumas experiências, vai responder que os dois são muito importantes, certo?
Mas diversas pesquisas recentes estão mostrando que o bem-estar no trabalho e fazer o que se gosta está entre as prioridades dos colaboradores na hora de decidir se irão aceitar um novo emprego ou não.
Estamos em um momento em que descobrir o que amamos e queremos fazer é um dos maiores desafios da nossa carreira. Tanto para quem está começando quanto para quem já está há muitos anos em uma empresa de tecnologia e se descobre amante das artes, por exemplo.
E esse também é um desafio dos profissionais de RH, Comunicação Interna e Endomarketing que estão constantemente trabalhando para manter talentos em uma organização. Talentos que muitas vezes estão em dúvida e precisam de um incentivo para vestirem de vez a camisa da empresa.
A Importância do Relacionamento para o Bem-Estar no Trabalho
Para melhorar esse ambiente, precisamos desenvolver os relacionamentos entre colegas, superiores e subordinados.
Ao analisar os resultados obtidos com uma pesquisa realizada pela Globoforce em parceria com a MarketTools, percebemos como os fatores ligados à relacionamento interpessoal são importantes:
- 78% dos entrevistados passa de 30 a 50 horas semanais no ambiente de trabalho;
- 61% afirma contar com colegas para superar momentos difíceis;
- 93% dos profissionais que responderam a pesquisa consideram importante a opinião dos colegas;
- 89% acredita que a sua qualidade de vida é diretamente influenciada pelo ambiente de trabalho.
Para reter talentos em uma organização, está sendo cada vez mais necessário tornar o clima e o relacionamento entre os colaboradores o mais agradável possível, promovendo o respeito, a empatia e o feedback.
Dessa forma, chegamos ao objetivo deste post: apresentar dicas para melhorar o ambiente de trabalho e que possam auxiliar você, profissional de CI e RH, a manter talentos satisfeitos na organização em que atua.
Vamos falar sobre diferentes assuntos, dando sugestões do que pode ser feito e melhorado e você pode utilizar essas dicas no dia a dia da sua organização. Pode também repassar as sugestões aos colegas, incentivando-os a integrar essas boas práticas no relacionamento com os demais.
Importante:
As dicas são baseadas nos vídeos desenvolvidos pela Pulses e podem ser reproduzidos em sua TV Corporativa através da solução da Progic.
A Pulses é especializada em tudo que envolve o colaborador e seu ambiente de trabalho e possui soluções de monitoramento de métricas que auxiliam líderes, gestores de RH e CEOs a, de fato, “medir o pulso” da empresa.
E a Progic é quem mantém este blog. Possuímos uma solução que deixa simples a tarefa de criar e gerenciar uma TV Corporativa para você potencializar a comunicação da sua empresa.
Então, vamos às dicas?
Dica #1: Para Ser Feliz no Trabalho
Apaixone-se pelo que você faz!
Nem sempre podemos fazer o que queremos, a vida profissional apresenta desafios todos os dias, portanto, utilize-os para se motivar a realizar suas atividades diárias. Defina metas e mantenha o foco nos resultados que quer obter, desta forma você se envolverá nas tarefas e verá que os objetivos não estão tão distantes assim.
Adotar uma postura otimista também é uma ótima estratégia. Não se martirize por passar por dias ruins, por estar desanimado ou desacreditado, só não deixe esse sentimento te acompanhar diariamente. A felicidade vem da escolha de ser feliz com o que você faz. Escolha ser otimista, positivo, troque os pensamentos ruins por alegres, se esforce!
Além de manter a mente positiva e otimista, também é importante cuidar de si mesmo fisicamente e financeiramente, além de fortalecer os relacionamentos com as pessoas próximas de você, buscando organizar o tempo para estar com amigos e familiares.
Outro tópico dessa dica é não cair na armadilha dos mitos de felicidade no trabalho, ou seja, achar que só é feliz quem é dono do próprio negócio ou que a felicidade no trabalho é algo diferente da felicidade na vida pessoal.
Passamos tanto tempo envolvidos com o trabalho que se sentir bem com ele já representa 50% do nosso bem-estar pessoal.
Tá tendo um dia ruim? Ouça essa playlist no Spotify, aposto que ela vai ajudar! 🙂
Dica #2: Para seu Relacionamento Interpessoal
Para algumas pessoas, os colegas de trabalho se tornam familiares, são companhias perfeitas para uma conversa e também para uma saída até o bar. Outras, podem estar lendo e pensando “mas eu não gosto dos meus colegas, como posso me relacionar bem com eles?”
E é para vocês que essa dica foi pensada. Nem sempre encontramos pessoas parecidas conosco ou então que sejam fáceis de conviver, mas por ser necessário, precisamos nos adaptar e buscar compreender quem trabalha ao nosso lado.
É importante lembrar que no ambiente corporativo estamos todos em busca de um objetivo em comum: o sucesso da empresa. E o bom relacionamento entre colegas é necessário para alcançá-lo.
Ouvir, ser paciente e buscar entender o outro são alguns hábitos a serem praticados, mas acima de tudo é necessário ter empatia, não só no trabalho, mas em todos os momentos da vida.
Quando houver um problema com algum colega, mantenha a comunicação aberta, concentre-se no problema e negocie uma solução. Ao refletir sobre seu próprio comportamento podem surgir diversos insights para solucionar o que não está dando certo.
Além disso, reconheça o que seu colega faz, valorize o trabalho dele, muitas vezes você não sabe pelo que ele está passando, assim como ele não tem conhecimento dos seus problemas. Forneça feedback e promova o diálogo, desta forma um problema de relacionamento pode ser compreendido e resolvido.
Dica #3: Para Manter o Bem-Estar no Trabalho
Criar hábitos para melhorar o bem-estar no trabalho pode muitas vezes ser complicado e você pode até desanimar um pouco em pensar em mudar os seus. Mas depois que algumas ações fazem parte da sua rotina, muitas coisas melhoram: seu humor, sua disposição e você passa a produzir mais, sentindo-se útil e importante para a empresa que está inserido.
Algumas sugestões para aplicar na rotina do dia a dia, como acordar cedo, hidratar-se e cuidar da alimentação, manterão seu corpo disposto para o trabalho. Mas outros pontos importantes devem receber o cuidado durante o dia.
Como você está sentado agora lendo esse artigo?
Se ajeite na cadeira, melhore sua postura, coloque o monitor na altura do seu olhar, você verá como essas pequenas mudanças podem fazer a diferença. Mantenha sua mesa organizada e foque no que é importante, organizando seu dia já pela manhã.
Aplicar essas práticas no dia a dia tornará seu trabalho mais atrativo e harmonioso.
Dica #4: Para Adotar a Cultura do Feedback
Uma característica das startups brasileiras é possuir a cultura do feedback, isso porque percebemos o quão importante esse hábito é para profissionais e empresa. Praticar o feedback traz muitas vantagens para o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores.
E nessa dica, traremos algumas atitudes que podem ser adotadas para incentivar essa prática na empresa que você trabalha.
Algo fácil e que pode ser feito é o simples ato de pedir feedback. Peça aos colegas para que comentem sobre os resultados de suas tarefas, peça opiniões e um retorno sempre que entregar algum projeto.
Quando for dar feedback: não julgue, pergunte ao colaborador o que ele entendeu com o seu comentário e principalmente dê evidências, ou seja, mostre quando, onde e como ele apresentou determinado comportamento e explique porquê ele é positivo ou negativo.
Quando receber feedback: não fique na defensiva, aceite o comentário e apresente sua opinião se não concordar com ele. Discuta os fatores positivos e negativos da ação e busque compreender e se necessário, reflita maneiras de melhorar.
Acima de tudo, o feedback deve ser verdadeiro, não faça elogios para agradar ou critique para humilhar. Foque nos comportamentos positivos e seja específico, fornecendo esse retorno em um momento oportuno, ou seja, quanto mais próximo do acontecimento, melhor.
Dica #5: Para Praticar o Reconhecimento
O reconhecimento também proporciona muitas vantagens para o clima organizacional e auxilia na construção de um ambiente de trabalho saudável.
Parabenizar um colaborador pelo trabalho realizado ou pela meta alcançada irá motivá-lo a trabalhar por mais conquistas.
Por mais que a necessidade de reconhecimento seja uma característica das novas gerações, todos merecem ser recompensados pelo que realizam pela empresa. Entregar prêmios, parabenizar publicamente, aplicar campanhas como o “colaborador destaque do mês” são práticas que podem promover essa cultura dentro da organização.
Conclusão
Cada vez mais, o bem-estar no ambiente de trabalho é fator fundamental na hora de escolher se vamos ou não permanecer em uma empresa.
Ter bons relacionamentos, abertura para feedback e ser reconhecido pelo que faz transforma a rotina de trabalho em algo prazeroso e que contribui com a nossa felicidade.
E você, concorda com as dicas que apresentamos nesse post? Conhece mais alguma prática que pode contribuir para melhorar e promover o bem-estar no trabalho?
Deixe sua opinião nos comentários e vamos juntos melhorar o meio em que passamos a maior parte de nossas vidas. 🙂
Quer conhecer mais sobre TV Corporativa? Acesse nosso post: Tudo sobre TV Corporativa
