Por Higor Lima
Ouça o Progicast na íntegra, é só dar o play 😉
O tema “assédio” é algo que deve ser pautado recorrentemente nas empresas.
Seja um olhar diferente, uma piada de cunho duvidoso e, em casos mais avançados, o contato corporal no ambiente de trabalho. Esse tipo de comportamento não pode passar despercebido e cabe às empresas tomarem atitudes para evitar e punir casos do tipo.
Durante o CONARH 2019, o episódio #23 do Progicast convidou o advogado Marcus Vinícius Gonçalves para falar sobre Assédio no Trabalho.
Assédio no Trabalho – Confira alguns trechos da conversa!
Progic – Como tratar o tema “assédio” no trabalho?
Marcus – Assédio sexual existe. A empresa não dá relevância a isso porque no fundo ela quer jogar isso para debaixo do tapete. A primeira atitude é despertar a necessidade de entender que assédio sexual é uma violência, assim como tantas outras, e que o RH conduz esse debate. Então a ideia é falar disso através de debate, curso, treinamentos… O importante é falar sobre o tema.
Progic – Como o assédio acontece?
Marcus – O assédio tem a conotação de criar o constrangimento no outro. O assediado tem a percepção do assédio pelo constrangimento que ele sofre, ele tem a sensação de incomodo. E se manifestação nessas situações corriqueiras, como a brincadeirinha, aquele comentário na rede social, em muitas circunstâncias uma foto que te mostram com conotação sexual fora de qualquer contexto de trabalho. A violência se dá de várias maneiras e até disfarçadas.
Progic – E qual o impacto desse tipo de situação no trabalho?
Marcus – Existem estudos que mostram que as pessoas que sofrem assédio têm uma queda de produtividade, porque o ato cria constrangimentos e, em situações avançadas, depressão.
Ouça a conversa na íntegra e saiba mais sobre assédio no trabalho.
Sobre o convidado: Marcus Vinícius Gonçalves
Marcus Vinícius é advogado, formado pela PUC/SP, com doutorando em Direito Civil pela U.B.A. (Universidad de Buenos Aires) e mestre em Direito do Estado pela PUC/SP. Ele é sócio responsável pela área de Direito Público do escritório de assessoria jurídica empresarial Bertolucci e Ramos Gonçalves Advogados, diretor presidente do Instituto Latino-Americano de Desenvolvimento Empresarial – ILADEM, assessor da Comissão de Prerrogativas e Direitos do Advogado da OAB/SP e professor universitário, há 25 anos, , nos cursos de Graduação e Pós-Graduação do INSPER-IBMEC/SP, EESP-FGV/SP, FGV-RJ.
LinkedIn: Marcus Vinícius Gonçalves