Por Higor Lima
Ouça o Progicast na íntegra, é só dar o play 😉
Dando continuidade a nossa série de entrevistas em grandes empresas, o episódio #36 do Progicast conta com uma entrevista feita no escritório da ENGIE Brasil, em Florianópolis-SC.
A ENGIE é a maior produtora privada de energia elétrica do Brasil e considerada referência global em energia e serviços de baixo carbono. Aqui no país, o grupo possui mais de mil e quinhentos colaboradores.
E para contar um pouco sobre como acontece a comunicação interna no grupo e como as campanhas de endomarketing auxiliam no engajamento dos colaboradores, conversamos com Camila Oening, analista de comunicação da ENGIE Brasil.
Ações de Endomarketing na ENGIE Brasil – Confira alguns trechos da conversa!
Progic- Na ENGIE Brasil acontece muitos eventos internos. Sejam happy hours ou então campanhas específicas né?! Qual a área responsável pelos eventos corporativos?
Camila- O nosso público é extremamente engajado, então a nossa função aqui é pegar essa força toda, para fazer algumas ações que vão estar em nosso calendário. Nós planejamos algumas comemorações, mas existe muitas iniciativas dos próprios colaboradores e das próprias áreas. Nós sabemos que acontece, a gente fomenta, mas não é feito pela nossa área. Hoje, os eventos são coordenados pela área de RH e nós [comunicação] apoiamos e damos toda o suporte necessário para que a comunicação esteja alinhada com o grupo da ENGIE Brasil.
Progic- Por que vocês acreditam nas campanhas de endomarketing para o engajamento dos colaboradores?
Camila- É muito interessante trabalhar com campanhas de endomarketing porque, uma das coisas que a gente tem como critério aqui para nossa área é muita pesquisa. Então eu posso te dizer, com convicção, que toda campanha que a gente realiza, nós fazemos uma pesquisa e vemos que há uma melhoria de concepção, engajamento… A gente consegue entender o que eles precisam no momento, o que eles estão pensando, saber o que funciona ou não e outras percepções a gente consegue saber com as campanhas.
Progic- Uma das campanhas que acontece aqui na ENGIE é do empoderamento feminino. Quão importante é trazer essa pauta para dentro da empresa?
Camila- Para quem não sabe, a nossa CEO mundial é uma mulher, então nós mulheres ficamos muito felizes e nos sentimos representadas. Existem metas mundiais de sensibilização e metas de porcentagem de gestão para mulheres em cargos de liderança aqui na ENGIE. Isso reflete aqui em nossa empresa também, e ano passado fizemos o lançamento de uma campanha de diversidade em que o primeiro tema foi em questão de gênero. Então assim, é um tema que está muito em alta e que também acreditamos que a igualdade de gênero é importante para o negócio.
Ouça a conversa na íntegra e saiba mais sobre como funciona as campanhas de endomarketing na ENGIE Brasil.
Sobre a Convidada: Camila Oening e ENGIE Brasil
A ENGIE desenvolve suas atividades (eletricidade, gás natural e serviços de energia) em torno de um modelo baseado em crescimento sustentável a fim de liderar a transição energética para uma economia de baixo carbono: acesso à energia renovável, atenuação e adaptação às mudanças climáticas e uso racional dos recursos naturais.
A ENGIE possui 150.000 colaboradores em todo o mundo e obteve receitas de € 65 bilhões em 2017. Cotado nas bolsas de Paris e Bruxelas, o Grupo está representado nos principais índices internacionais. No Brasil a empresa conta com 1.500 colaboradores e faturou em 2017 R$ 7.5 bilhões.
A publicitária Camila Oening é pós-graduada em Marketing para Gestão Empresarial na UFSC e MBA em Marketing Digital na FGV. Está na ENGIE Brasil há dois anos.
Perfil no LinkedIn: Camila Oening e ENGIE Brasil