Por Danieli Closs
O mundo já passou por outras pandemias, mas esta é a primeira em um mundo hiper conectado. O isolamento social e a dificuldade que temos em administrar tanta informação ao mesmo tempo podem ser muito prejudiciais para nosso bem-estar.
A saúde mental dos colaboradores sempre foi pauta aqui no blog e o momento que estamos vivendo hoje exige uma atenção especial sobre como os colaboradores estão lidando com a crise.
Independente se sua empresa está realizando home office, ou se isso não está sendo possível e o revezamento de equipes por turno se tornou necessário, é preciso oferecer suporte emocional aos funcionários.
Mesmo as empresas que já estavam adaptadas às políticas de home office, agora a situação é diferente, pois o isolamento está sendo exigindo. Não temos muita escolha e isso pode se manter por algum tempo.
Além disso, existem diversos perfis de colaboradores. Há aqueles que preferem o home office, a tranquilidade e o silêncio, outros terão dificuldades pois precisam dar atenção aos filhos e à casa. Alguns sentirão mais falta do contato com os colegas do que outros.
Somado à tudo isso, ainda há a enxurrada de informações sobre a pandemia, que muitas vezes chega em forma de fake news, aumentando a ansiedade e o estresse das pessoas.
O senso de comunidade nunca foi tão importante. Ao mesmo tempo em que precisamos nos isolar para evitar a propagação do vírus, precisamos nos manter em comunidade, pensando nas demais pessoas, consumindo de forma responsável e contribuindo com a sociedade, ajudando uns aos outros.
De acordo com o Bee Touch, o isolamento em que estamos submetidos pode causar medo e preocupação sobre a própria saúde e a saúde dos seus entes queridos, mudanças no padrão de sono ou ingestão alimentar, dificuldade de dormir ou concentrar-se, agravo de doenças crônicas e aumento do consumo de álcool, tabaco e outras drogas.
Como profissionais de comunicação interna e endomarketing, precisamos prestar atenção na forma em que auxiliaremos nossos colaboradores durante esta fase e zelar pela sua saúde mental.
Preparamos este artigo com algumas dicas de como prestar suporte emocional aos colaboradores que continuam frequentando a empresa, ou que estão isolados em suas casas.
Comunicação consciente
Mantenha os colaboradores bem informados, mas não exagere. Estamos em um momento em que a produção de conteúdo está aumentando consideravelmente. As redes sociais estão repletas de fake news, que não corroboram em nada com o controle da pandemia e só deixam as pessoas ainda mais ansiosas.
Por isso, é necessário cautela ao repassar informações aos colaboradores. Indique que eles acompanhem portais de notícias confiáveis, ou que tirem suas dúvidas com seus líderes e gestores da empresa antes de entrar em pânico.
Em casos de home office, os grupos de Whatsapp ou redes sociais corporativas acabam sendo utilizados com mais frequência, por isso, oriente aos colaboradores que tenham cuidado no compartilhamento de informações.
Lembre-os de que já estamos consumindo muitas informações em muitos grupos, ainda mais nesse momento que passamos mais tempo online. Por isso, sugira cautela antes de compartilhar e peça que se questionem se é extremamente necessário, ou se aquela informação já foi vista em outro momento.
A comunicação entre as pessoas também merece atenção nesse momento, principalmente entre equipes que antes estavam acostumadas a se comunicar através da fala e agora precisam expressar suas ideias através de e-mail e chat.
Todos precisam compreender que as respostas podem demorar para chegar e que a leitura muitas vezes não está no mesmo tom da escrita. Portanto, a empatia e a compreensão com o outro se tornam essenciais para uma boa comunicação.
Você pode enviar imagens com dicas de comunicação como o exemplo abaixo.
Para se inspirar com mais frases, confira nosso conteúdo sobre Comunicação Não Violenta clicando aqui.
Oriente as lideranças
Oriente aos líderes que deem suporte às suas equipes. Seja em relação ao trabalho ou ao emocional. As reuniões semanais, ou até mesmo diárias, são importantes para a interação social entre as equipes.
Cada colaborador possui uma forma de enfrentar a nova rotina, alguns se adaptarão mais facilmente que outros, mas o líder precisa estar disponível para auxiliar qualquer um dos perfis.
Demonstrar preocupação sobre a vida pessoal das pessoas já é um diferencial das boas lideranças e que atualmente é ainda mais importante. Oriente aos líderes a questionarem suas equipes sobre como elas estão se sentindo neste momento, como estão os familiares e demonstre empatia ao que elas compartilham.
Uma dica é iniciar o dia com cada um compartilhando com a equipe como está se sentindo, se dormiu bem, se se distraiu após o trabalho do dia anterior e como está o humor.
Mantenha a ginástica laboral
Se a sua empresa oferece ginástica laboral aos colaboradores, mantenha a prática com os que permaneceram na empresa e também com aqueles que estão em home office.
Para evitar aglomerações nas dependências da empresa, você pode disponibilizar vídeos que cada um pode acessar pelo celular, ou computador. Ou ainda, divulgar em telas espalhadas na empresa, como a TV Corporativa, realizando os exercícios em diferentes horários para cada pequeno grupo de pessoas.
Para os que estão em home office, disponibilize os vídeos abaixo por e-mail, ou na rede social da empresa. Ainda pode ser realizada uma videoconferência entre as equipes para realizar os exercícios em conjunto.
Os vídeos abaixo são conteúdos produzidos para nossa solução de TV Corporativa e estão disponibilizados gratuitamente no YouTube.
Coffee breaks virtuais
Aqui na Progic, realizamos mensalmente o Progicafé, um evento que tem como objetivo alinhar as equipes, onde os departamentos trocam ideias e compartilham os projetos que vem trabalhando, de forma informal.
Como estamos em home office, neste período, o evento será realizado com maior frequência, de início, uma vez na semana, mas online. Como somos uma empresa pequena, funciona bem incluir todos na mesma chamada.
Você pode adaptar esses encontros virtuais para o cenário da sua empresa, realizando uma videoconferência com o CEO, para alinhar como a empresa está lidando com a pandemia, ou então realizar os coffee breaks virtuais entre departamentos.
É importante realizar estes encontros e sempre que possível utilizar as câmeras, pois o contato social, mesmo online, vai contribuir para manter os laços entre as pessoas.
Compartilhe boas práticas
Utilize os meios de comunicação interna disponíveis para divulgar boas práticas para a realização do home office e manter o equilíbrio entre corpo e mente.
Sugira, por exemplo, aplicativos de suporte emocional como o Cíngulo, que é um aplicativo de terapia guiada e que disponibilizou gratuitamente o SOS especial coronavírus, com técnicas que ajudam a lidar com as dificuldades emocionais deste período.
Outro aplicativo de bem-estar que disponibilizou recursos e conteúdos gratuitos é o Calm. Neste link, há músicas relaxantes, meditações guiadas, práticas para tranquilizar, entre outros recursos.
Outra dica é divulgar um desafio a cada dia que instigue os colaboradores a realizarem atividades benéficas à mente após o expediente. Confira algumas sugestões: Ligue para um amigo especial que você não fala há algum tempo; Medite por 10 minutos; Escute uma banda nova; Leia 10 páginas daquele seu livro favorito.
Preparamos algumas imagens com esses desafios para você utilizar nesta campanha. Basta acessar o link abaixo para realizar o download gratuito.
Kit para a Saúde Mental dos Colaboradores durante a quarentena
Preparamos um Kit para te auxiliar nesse momento e contribuir com o bem-estar e a saúde mental dos colaboradores da sua empresa. Para o download, clique aqui ou na imagem abaixo.
Preparamos também um conteúdo completo sobre a pandemia e você pode utilizar gratuitamente nos meios de comunicação interna da sua empresa. Para fazer o download basta acessar o link:
Conteúdos para inspirar
Temos diversos conteúdos sobre a saúde mental dos colaboradores que podem te auxiliar na campanha, seja através de boas práticas através de e-mail ou pelas redes sociais da empresa.
Confira alguns deles: