Por Higor Lima

Uma dúvida que muito me instiga é: qual vai ser a profissão do futuro?

O efeito do mundo VUCA (mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo) nas empresas deixa as respostas para esse questionamento ainda mais incertas, afinal de contas estamos analisando um cenário em constante mudança com o surgimento de novos modelos de negócio e de tecnologias disruptivas.

Porém, apesar de tanta imprevisibilidade, certamente uma característica será o diferencial competitivo de muitas empresas. Estou falando sobre a CRIATIVIDADE!

E para poder falar mais sobre este assunto, participei de um evento promovido pela ABRH- SC, que contou com a palestra da consultora e fundadora da Humor Lab, Maryana Rodrigues.

Durante o painel “O Mundo ao Contrário”, Maryana nos questionou sobre o que estamos fazendo para transformar nosso mundo e como estamos usando a carga de informações que recebemos diariamente a nosso favor.

Ser criativo não é um dom, é uma habilidade que desenvolvemos!

Por isso, neste artigo vou compartilhar alguns insights que tive ao longo do evento e mostrar que todos podem usar a criatividade como gatilho para ideias inovadoras e melhorar o desempenho no trabalho.

Boa leitura!

Criatividade é um Diferencial Competitivo

O que as empresas Netflix, Airbnb e WhatsApp tem em comum?

Uns vão dizer que são empresas mundialmente conhecidas ou então que faturam bilhões por ano. E essas respostas estão certas, junto com as dezenas de outras características em comum entre elas.

Mas o que quero trazer aqui é uma reflexão de como essas empresas mudaram a forma das pessoas consumirem.

Por exemplo: quem um dia, no auge dos anos 90 pensou que, em vez de ir em uma locadora, poderia alugar filmes sem ao menos levantar do sofá de casa, apenas usando o controle remoto da TV?

Viajar e trocar a hospedagem em um hotel para ficar na casa de um estranho, até pouco tempo atrás, era coisa de louco para minha mãe e para um tanto de outras pessoas. (rs)

Precisa resolver alguma pendência do trabalho e está no trânsito? Manda um zap! Quer convidar os amigos para uma festa e está sem tempo de ligar para cada um? Monta um grupo e manda um zap! A saudade está grande e você quer ver a pessoa que está longe? Vídeo chamada pelo zap!

Imaginar nossas vidas sem essas facilidades parece até meio utópico, né?! Mas essa realidade só existe porque algumas pessoas pensaram fora da caixa e não se conformaram com aquilo que estava bom.

Quando falamos de criatividade no mercado de trabalho estamos falando de oportunidades de enxergar o diferente e apresentar soluções inovadoras para pessoas que nem imaginam que precisam daquilo – até descobrirem o novo.

Criatividade é sim um diferencial competitivo e faz com que as pessoas olhem o mundo ao seu redor, busquem desenvolver coisas que até então não foram pensadas ou, simplesmente, passem a melhorar experiências com coisas que já existem.

Maryana deu um exemplo bem prático e simples sobre como a criatividade impulsiona negócios.

Palito de dente e pinguim combinam? Em que mundo alguém ousou juntar esses dois elementos, se nem dente pinguim tem…

Pois é! Mas teve gente que pensou fora da caixa, não deixou que os “padrões” sociais barrassem sua imaginação e mais, não se acomodou em fazer somente o básico e quis ir além. Então eis que… voilà!!!!!

Como Desenvolver a Criatividade no Trabalho – Palestra “Mundo ao Contrário” de Maryana Rodrigues

 

Como disse Maryana:

“Impacte diferente para desenvolver a criatividade. Pense diferente porque todos já estão esperando as mesmas coisas”.

“Não Nasci Criativo”

Se você se identificou com essa frase saiba que eu também não nasci criativo e desconheço o caso de algum bebê que ainda no berçário já pensou em algo inovador.

Assim como correr ou praticar algum esporte, a criatividade também é uma habilidade aprendida e que deve ser exercitada.

Temos apego em fazer sempre as mesmas coisas, e nosso cérebro está programado para trabalhar o menos possível.

Quando falam para a gente ser criativo, temos a tendência de pensar nas ideias mais óbvias possíveis. Para que ideias inovadoras surjam, precisamos ativar a rede resiliente da nossa mente, que em outras palavras, é ressignificar todo nosso conhecimento para passar a enxergar as coisas de modo diferente.

“Toda vez que você se encontrar com a maioria, é hora de parar e refletir”, Mark Twain.

Como Desenvolver a Criatividade no Trabalho – Palestra “Mundo ao Contrário” de Maryana Rodrigues
“O Mundo ao Contrário” de Maryana Rodrigues em Florianópolis/SC

Mas o que isso quer dizer?

Simples: vá além das expectativas esperadas! Proponha ideias que as pessoas ao seu redor questionem, achem estranho, que instigue a curiosidade delas.

Se a vida te oferecer limões, vá além da limonada (criatividade óbvia). Faça malabares, decoração, enfeite de árvore de natal… Desenvolva sua rede resiliente!

6 Dicas para Desenvolver a Criatividade

“O Mundo ao Contrário” me trouxe vários insights sobre como olhar para a criatividade e mudar hábitos simples para desenvolver mais essa habilidade.

Dentre todas, listei 6 atitudes simples que podem ser eficientes nesse processo de aprender a ser criativo. Anota aí!

1. Dê fontes novas ao cérebro

A criatividade é a junção de toda nossa bagagem de conhecimento, então precisamos alimentar nossa mente constantemente com coisas novas.

Assista filmes diferentes, leia revistas ou livros que talvez você não leria em dias normais, assista documentários sobre pessoas ou coisas que não tem a ver com você.

Monte um repertório eclético de informações para seu cérebro, assim ele será capaz de criar combinações mais diversificadas para diferentes situações.

2. Não tenha medo

Uma das grandes barreiras da criatividade é o medo. Medo de parecer bobo, medo de mudar, medo de não dar certo…

Por isso, confie em suas ideias e desapegue dos julgamentos. Um ambiente seguro é um ambiente onde as pessoas se sentem à vontade para serem elas mesmas.

3. Tenha mente de iniciante

Quando começamos em um novo emprego não temos o hábito de querer saber como as coisas funcionam e perguntamos sobre tudo?

Mantenha a curiosidade, questione os processos e entenda como as coisas estão acontecendo ao seu redor. Essa é a oportunidade para que você possa enxergar oportunidades novas na sua rotina de trabalho.

“A arte de perguntar traz respostas para a rede resiliente do cérebro”

4. Se esquecer é tão importante como lembrar

Somos tão apegados à certas coisas que, em determinadas situações, precisamos esquecer certas coisas para preencher nossa mente com novas informações.

Novamente, menciono a questão de se desapegar dos padrões e costumes para que novos hábitos façam parte do seu dia a dia.

5. Seja ousado!

Temos o hábito de cair no senso comum por medo de sair da zona de conforto. E isso é a mais pura verdade!

Crie combinações improváveis, almeje coisas impossíveis, inicie projetos audaciosos.

Como Maryana disse: a necessidade bateu, a criatividade nasceu!

6. Encare a jornada de trabalho com bom-humor

Uma das coisas que mais me instigou na fala da Maryana é que “precisamos ser na segunda-feira quem somos no domingo”. E isso faz todo o sentido!

Precisamos encarar a jornada de trabalho com responsabilidade, mas sem deixar a leveza de lado. Rir, ser flexível, menos formal são comportamentos que deixam as pessoas mais confortáveis e, consequentemente, mais propícias a serem criativas.

Sobre Maryana Rodrigues

Maryana Rodrigues é humorologista com habilidade em “produtar” ideias e conectar pessoas e negócios. Atua combatendo a chatice dos adultos através de palestras, consultorias e workshops pela empresa Humor Lab, que fundou no ano de 2019 e já atendeu empresas como IFood e GJP Hotéis.

Conheça mais sobre o trabalho da Maryana ouvindo o podcast que gravamos com ela sobre o bom-humor no trabalho.


Endomarketing.tv Favicon

Conheça a Progic

TV Corporativa Progic - Visite nosso site

Materiais Gratuitos

Kits de Endomarketing - Download Gratuito
Ebooks - Download Gratuito
Ferramentas - Download Gratuito

Em Destaque

Calendário de CI 2024
Ebook - 99 Ideias de Conteúdos para a TV Corporativa

Receba as novidades

Inscreva-se em nossa Newsletter

Tudo Sobre:

Ouça o Progicast

Progicast

Nos Acompanhe

Telegram

Escrito por Higor Lima

Misture o interesse por histórias com a vontade de conhecer culturas diferentes. Acrescente uma boa dose de aventura e uma pitada de emoção. Leve ao forno até se formar em Jornalismo e terminar a pós graduação em MBA Marketing. Sirva com alegria, disposição e um axé ao fundo.
0 0 Votos
Gostou deste artigo?
Inscreva-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários