Por Higor Lima
Ouça o Progicast na íntegra, é só dar o play 😉
Governança corporativa e ética no trabalho são as mesmas coisas ou comportamentos que se complementam? Que atitudes transformam regras em comportamentos naturais dos colaboradores?
Durante o CONARH 2019, o episódio #26 do Progicast convidou o especialista Alexandre Di Miceli para um bate papo sobre governança e compliance no ambiente de trabalho.
Governança Corporativa – Confira alguns trechos da conversa!
Progic – O que é uma governança corporativa?
Alexandre – No final das contas a governança corporativa diz respeito a criação de um ambiente na qual todas as pessoas da organização tenham vontade, por conta própria, de fazer três coisas basicamente: cumprir as regras, tanto internas como externas à empresa; ir além das regras, porque não dá pra regrar tudo, isto é, tenho vontade de agir de maneira ética e reflito sobre o que estou fazendo; e também que tomem decisões no melhor interesse coletivo de longo prazo para organização e não que coloquem suas ambições pessoais à frente do interesse coletivo da organização.
Progic – Existe diferença entre compliance e governança corporativa?
Alexandre – O compliance é ter um estado de conformidade em relação às regras e regulações, ter um ambiente onde as pessoas cumpram as regras, isto é: você conseguir prevenir, detectar e eventualmente corrigir desvios de conduta. Mas precisamos ir muito além do compliance, porque não conseguimos regrar tudo e a ética vai muito além do compliance.
Progic – Como conectar de fato a governança corporativa no dia a dia da empresa?
Alexandre – Todo mundo que vivencia uma organização sabe que o que vale mesmo em qualquer empresa é você estabelecer uma cultura ética, uma cultura saudável, que induza bons comportamentos. O termo “governança corporativa” se torna oco dentro da sua empresa se ela é tratada separadamente de outros três elementos: cultura ética, liderança saudável e a busca por um propósito maior, que não seja apenas o lucro financeiro. Você conectando a governança com esses três pontos, ai sim você tem ela efetiva e internalizada pelas pessoas.
Ouça a conversa na íntegra e saiba mais sobre governança corporativo.
Sobre o convidado: Alexandre Di Miceli
Prof. Dr. Alexandre Di Miceli da Silveira é palestrante internacional, professor, pesquisador, consultor e articulista dedicado integralmente ao tema governança corporativa desde 2000.
Sócio fundador da Direzione Consultoria e Educação Executiva e autor dos livros “The Virtuous Barrel: How to Transform Corporate Scandals into Good Businesses via Behavioral Ethics”, “Ética Empresarial na Prática”, “Governança Corporativa no Brasil e no Mundo”, “Governança Corporativa: o Essencial para Líderes”, entre outros.
Também é consultor e palestrante do IFC/Banco Mundial em diversos projetos e treinamentos sobre ética empresarial e governança corporativa em todo o mundo. Autor de mais de 50 trabalhos científicos sobre governança, foi agraciado com dezenas de prêmios relativos ao tema, tais como o IBGC-Itaú Unibanco Academia nos anos de 2014, 2013, 2011 e 2009, e o Revelação em Finanças do IBEF 2006.
LinkedIn: Alexandre Di Miceli