Por Higor Lima
Ouça o Progicast na íntegra, é só dar o play 😉
Uma nova onda surgiu no mercado e os ambientes corporativos têm adotado uma gestão sem chefes e compartilhando responsabilidades.
Você já se imaginou trabalhar em um lugar sem hierarquias?
Durante o CONARH 2019, o episódio #24 do Progicast convidou Lígia Hauck, gerente de RH na Vagas Brasil e com o consultor Renato Ferrari para falar sobre Gestão Horizontal.
Gestão Horizontal – Confira alguns trechos da conversa!
Progic – Como foi a escolha de ir para uma empresa que tinha esse formato de Gestão Horizontal e como é trabalhar na Vagas.com?
Lígia – Eu me deparei como modelos não tradicionais de gestão e com a empresa Vagas.com e foi muito incrível conhecer esse modelo de gestão, e falando do nosso modelo, ele traz a possibilidade de você ter uma vivência autêntica dos seus valores, que você não conseguiria ter em uma empresa verticalizada […] todas nossas decisões são consensuais e ninguém tem poder de mando, nem existe chefe ou qualquer um que tenha esse poder. Portanto, a gente discute e essas decisões são tomadas em consenso porque a gente entende que essa é a melhor forma de todo mundo colocar seu valor para fora. Aquela premissa de “manda quem pode e obedece quem tem juízo” não tem mais na minha vida! (risos)
Progic – Existe um perfil de empresa certa para gestão horizontal?
Renato – A gestão horizontal pode ser para qualquer tipo de negócio, mas o importante é saber o porquê. […] Muitas pessoas falam que precisa ter a cultura digital, mas não. Qualquer empresa pode entrar nessa gestão, mas claro que uma outra história é como você vai fazer isso, se vai ser de uma vez só, por áreas… mas existem várias formas para você implementar isso.
Progic – Quais são as características de uma gestão horizontal?
Renato – A primeira delas é: não tem líderes. A gestão é por pares, então os colegas se balanceiam, por exemplo, para gestão de desempenho você tem que mostrar para seu par e pedir feedback para seus colegas e time que trabalha com você. As estruturas mudam o tempo todo e estão sempre se adaptando, são ágeis e velozes.
Ouça a conversa na íntegra e saiba mais sobre gestão horizontal.
Sobre os convidados: Lígia Hacker e Renato Ferrari
Lígia Hacker: Depois de trabalhar 14 anos no RH de grandes multinacionais, Ligia Hacker resolveu estudar o mercado e entender como ele estava se transformado. Foi então que se deparou com a VAGAS.com, empresa 100% horizontal e nacionalmente conhecida por desenvolver soluções tecnológicas que ajudam empresas a escolher melhor suas pessoas.
LinkedIn: Lígia Hacker
Renato Ferrari: Consultor e empreendedor, possui 17 anos de experiência em Gestão de Pessoas, Arquitetura Organizacional, Transformação Cultural e Estratégia de Clientes, com atuação nos diversos setores da economia. É conectado com os novos modelos organizacionais, certificado como especialista nos novos formatos de sucesso, como empresas horizontais, de autogestão e etc. Renato é facilitador experiente, com inúmeros programas de treinamento ministrados no Brasil, na Alemanha, Chile, França e nos Estados Unidos.
LinkedIn: Renato Ferrari