Por Igor Gavazzi Vazzoler
A preocupação com a saúde e o bem-estar do colaborador é uma tendência crescente entre empresas de todos os portes e de todos os segmentos.
Parece uma afirmação do tipo “senso comum”, mas procurar entender o que torna esta afirmação “senso comum” e, mais do que isto, o que a torna “verdade”, é um exercício de crescimento.
Existem várias formas de explicar esta tendência, além da preocupação genuína com o colaborador. Uma delas está relacionada a estratégia de atração e retenção de talentos, e tem a ver também com a lógica do mercado:
Na feroz competição do mundo capitalista, vencem as melhores empresas, e as melhores empresas são aquelas formadas pelos melhores profissionais. Os melhores profissionais são aqueles que escolhem onde querem trabalhar, eles não são escolhidos. Os melhores profissionais escolhem trabalhar nas empresas que lhes oferecem as melhores condições de trabalho em todos os aspectos, até no que diz respeito à sua saúde. E estas afirmações são ainda mais verdadeiras em gerações mais novas.
Num outro extremo, mas ainda em uma visão direcionada à empresa, temos uma explicação menos estratégica e mais prática: trata-se da mera prevenção de riscos trabalhistas ou custos decorrentes de ausência de colaboradores para tratamento médico.
Independente do porquê, o fato é que a tendência existe e vem se intensificando. Planos de saúde, odontológico e até de previdência estão cada vez mais presentes nas empresas, mesmo as de porte médio e até pequeno.
Uma tendência que nós da Progic observamos em nossa base de clientes com projetos de TV Corporativa, é o investimento em ginástica laboral. Por isso desenvolvemos, em 2014, uma série de conteúdos prontos para reprodução em TV Corporativa, com instruções aos funcionários sobre como executar alguns exercícios de ginástica laboral.
Há diversos benefícios para quem pratica estas atividades, entre elas: redução do sedentarismo e a fadiga, previne doenças laborais, melhora do condicionamento físico e aumento de produtividade.
Esta prática é tão importante que em 2007 foi fundada a Associação Brasileira de Ginástica Laboral, a ABGL, que tem o intuito de disseminar e consolidar esta atividade para a promoção da saúde e qualidade de vida do trabalhador.
São 3 vídeos que desenvolvemos, em duas versões cada, com e sem áudio.
- Exercícios para cabeça e pescoço;
- Exercícios para mãos e braços;
- Exercícios para pernas e pés;
Abaixo a playlist que disponibilizados no youtube:
Estes 3 conteúdos fizeram e ainda fazem muitos sucesso entre nossos clientes com projetos de TV Corporativa. É muito interessante inserir os 3 vídeos em sequência na programação da TV Corporativa em um horário definido, e reunir os colaboradores em frente da tela do hall, por exemplo, para que todos sigam os exercícios sugeridos.
Assim, além de realizar os exercícios, temos mais um momento de socialização entre os colaboradores da empresa, o que é sempre bom para a comunicação interna.
Muitos desses clientes já pediram para compartilharmos o projeto dos mesmos, para que possam fazer customizações de identidade visual, ou para complementar a série com mais atividades.
Por isso estamos disponibilizando gratuitamente o projeto dos vídeos em .aep do After Effects, e também os vídeos prontos em alta qualidade em .mp4, com e sem áudio, para quem quiser inserí-los na programação da TV Corporativa de sua empresa.
Basta clicar no link abaixo e preencher os dados. Você receberá um e-mail com os links para o download dos arquivos.
Esperamos ter ajudado. Obrigado pela leitura e até a próxima!