Por Higor Lima
Ouça o Progicast na íntegra, é só dar o play 😉
Um fato que não pode ser discutido é que o ato de liderar sempre esteve presente na história da humanidade.
O que muitas pessoas não sabem, ou não se deram conta, é que a forma de liderar passou e ainda passa por um processo de transformação. Hoje o foco está voltado mais para o desenvolvimento dos times do que para o simples ato de dar ordens.
Assim, podemos dizer que o líder é o instrumento que faz com que um grupo de pessoas trabalhe em equipe para gerar os resultados almejados pela empresa, garantindo a alta performance e eficiência nos resultados.
Em um ambiente que conta com a tecnologia à nosso favor, o líder da atualidade, conhecido como líder 4.0, ingressa em um processo de valorização das pessoas e não apenas dos processos, deixa de ser um ditador de regras e passa a ser uma pessoa gerindo pessoas com sentimentos e necessidades.
Para entender mais sobre o papel do Líder 4.0 no mercado de trabalho atual, conversamos com a consultora Roberta Perdomo no nosso segundo programa dessa temporada do Progicast.
O Líder 4.0 – Confira alguns trechos da conversa!
Progic – Como surgiu o líder do séc. XXI no mercado de trabalho?
Roberta – “Nos anos 60, nos Estados Unidos, já se falava de democracia dentro das organizações, com esse olhar de dar voz para as pessoas […] isso foi chegar no Brasil muito tempo depois. E aí vem o líder que não só diz o que deve ser feito, mas que conversa e leva em consideração as pessoas no ambiente de trabalho”.
Progic – Que características definem um Líder 4.0?
Roberta – “Com tudo que está acontecendo no mundo e a velocidade que a tecnologia vem trazendo […] hoje o líder precisa olhar para si, formar equipes auto dirigíveis e atuar como facilitador”.
Progic – Qual impacto desse tipo de liderança na equipe?
Roberta – “Quando eu começo a atuar e escutar verdadeiramente, provocar espaços de aprendizado onde as pessoas deem sua opinião e sintam-se valorizadas, o engajamento tende a subir”.
Sobre a convidada: Roberta Perdomo
Roberta é sócia fundadora da empresa de consultoria relacional Aqto.
Atuou como gerente de RH na empresa P&G Brasil, empresa referência no ramo de bens de consumo mundial.
Tem mais de 10 anos de experiência como facilitadora de programa de desenvolvimento de líderes e nos últimos anos atuou em empresas como Itaú Unibanco, Scania, Atlas Copco, Raia Drogasil, Allianz, Resultados Digitais e DOT Group.
Escute o Progicast também no Spotify!