Por Danieli Closs
O Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março, celebra as conquistas das mulheres nos cenários sociais, políticos e econômicos ao longo dos anos.
Mas antes de começar a dar exemplos de ações e ideias para o Dia da Mulher para promover essa data nas empresas, gostaria de retomar alguns dados que citei em um artigo que já publiquei aqui no blog sobre a diversidade nas organizações:
- Somos o 5º país mais violento para mulheres no mundo, a cada 11 minutos uma mulher é estuprada.
- No ritmo atual, seriam necessários 59 anos para que mulheres e homens atingissem situação de plena igualdade no Brasil.
- As mulheres representam nas empresas 59,9% dos estagiários e apenas 13,6% das vagas executivas.
- As mulheres recebem 70% da massa salarial obtida pelos homens.
Os números comprovam que estamos muito além do que alguns chamam de “mimimi”. São fatos que afirmam a importância do dia 8 de março.
E infelizmente, a conquista por essa data não resolveu os problemas, mas mantém viva a discussão e a luta contínua pelos direitos das mulheres.
Movimentos estão sendo realizados, a publicidade evoluiu e a mudança depende de cada um, inclusive das organizações. Até porque, não há como falar sobre o Dia da Mulher sem levantar questões como equidade, feminismo, estupro ou assédio.
Temos como exemplo o movimento TIME’S UP NOW criado em janeiro de 2018. Ele iniciou com a participação de atrizes, escritoras, diretoras e produtoras de Hollywood, representando a luta pelo fim do assédio sexual no local de trabalho.
O objetivo do movimento é um mundo onde todas as mulheres estejam seguras e sejam respeitadas, onde todas mulheres tenham chances iguais de sucesso e segurança. Um mundo em que ninguém vive com medo de assédio ou agressão sexual.
Outro exemplo é o primeiro curta-metragem lançado pela Pixar que retrata bem a desigualdade de gênero nas empresas. Assista:
A diretora Kristen Lester, escritora e realizadora do curta conta que a ideia foi inspirada na sua própria experiência na indústria da animação:
É baseado na minha experiência em animação. Em meu primeiro trabalho eu era uma das únicas mulheres na sala. Para fazer o que eu amava eu meio que me tornei um dos caras. Quando eu vim para a Pixar eu comecei a trabalhar em times com mulheres pela primeira vez. E isso me fez perceber quanto da minha feminilidade eu tinha deixado para trás. – Kristen Lester
Não ter conhecimento de algo, não significa que essa coisa não aconteça. Por isso, é tão importante que essa data seja trabalhada também nas organizações, através de campanhas para o empoderamento feminino.
Cientes de tudo o que ainda acontece no mundo e de que todo e qualquer ato pode ajudar, vamos às ideias para o 8 de março na empresa.
1 – #daigualdade
Mobilize os colaboradores a interagirem pelas redes sociais. Distribua plaquinhas, podendo ser um pedaço de cartolina branca por exemplo, e incentive cada um a escrever frases que remetem às causas das mulheres, ou então, promovendo o empoderamento e a igualdade.
Confira alguns exemplos:
- “Sou mulher e o meu lugar é onde eu quiser!”
- “Eu sou mulher e trabalho com tecnologia!”
- “Eu luto pela igualdade!”
- “No meu trabalho as mulheres são a maioria!”
Aproveite a ação para utilizar hashtags da data e também crie uma para a sua campanha, dessa forma, mais pessoas podem ser impactadas pela ação.
Algumas hashtags comuns para a data: #DiadaMulher #DiadaMulhernaEmpresa #DiaInternacionaldaMulher #8demarço #EmpoderamentoFeminino #IgualdadedeGênero.
2 – Diálogo Empoderado
Para sair da rotina e agregar conhecimento a todos os colaboradores, uma tarde de diálogo pode ser uma boa ação para o Dia da Mulher na empresa.
Convide palestrantes ou representantes de alguma instituição que apoia mulheres para discutir sobre empoderamento feminino e sobre a história. Em paralelo, você pode disponibilizar coffee break e brindes (confira as dicas abaixo).
3 – Fazendo a Diferença
Outra alternativa para impactar esse dia, é realizar uma campanha e arrecadar quantias em dinheiro para destinar a movimentos ou instituições que lutam pelas mulheres. Se você trabalha em uma grande empresa, qualquer valor doado pelos colaboradores fará diferença no total.
Para incentivar, a empresa pode propor doar ½ ou dobrar o que for arrecadado pelos colaboradores.
4 – Desafio Dia da Mulher
Para promover o reconhecimento das mulheres, você pode realizar o “desafio Dia da Mulher” distribuindo desafios em pequenos pedaços de papel para cada colaborador.
Essa ação também pode ser veiculada nas redes sociais, pedindo que todos registrem o desafio sendo cumprido e o publiquem com a hashtag da campanha.
Exemplos de desafios:
- Reconheça em público uma colega por um trabalho bem feito;
- Entregue um cartão para uma mulher que você admira;
- Convide uma mulher para tomar um café e peça que ela lhe fale sobre a data;
- Publique uma foto da mulher que você admira com a hashtag: #diadamulher;
- Indique uma leitura feminista a alguém;
- Divulgue e indique o trabalho de uma mulher;
- Assista a um filme ou leia um livro feito por uma mulher.
5 – Movimentando pelo Bem
Você trabalha em uma empresa onde a maioria dos colaboradores curte uma caminhada, corrida ou andam de bike?
Então essa é uma ótima ideia para movimentar todo mundo e ao mesmo tempo ajudar alguma instituição.
Com o aplicativo Charity Miles, cada milha percorrida é convertida em doações para instituições, ou seja, você cuida da sua saúde e ajuda sem tirar um centavo do bolso.
O aplicativo está em inglês, mas é bem simples de usar. Você pode criar o time da sua empresa e colocar uma meta de milhas a serem percorridas para motivar a galera.
Existem várias instituições a serem escolhidas no aplicativo, a Girl Up e a Girls on the run são duas voltadas à causas pelas mulheres.
6 – Presente Empoderado
Em uma busca rápida na internet encontramos várias dicas de presentes para o Dia da Mulher, entretanto, a maioria deles se baseia em flores, esmaltes, maquiagem ou objetos para a casa.
Esses presentes reforçam os estereótipos impostos pela sociedade e não possuem relação com o significado da data. Então se você pretende promover a conscientização e a reflexão e contribuir com a luta das mulheres, deixo algumas sugestões de presentes para as colaboradoras (e por que não para eles também?).
Livros
Confira alguns exemplos:
Mais dicas de livros aqui e aqui.
Quadros com Frases
Camisetas
Produtos Feitos por Mulheres para Mulheres.
Utopiar – Moda sustentável pelo fim da violência doméstica
Chá das 2 – decoração, crochê, tricô e macramê feitos a mão.
Candida Spetch – Bolsas, necessaires, malas, mochilas e outras peças.
Outras sugestões: blog Coisas de Diva.
7 – Roda de Conversa
No dia 8 de março, reúna as colaboradoras para uma roda de conversa e coffee break. Em uma caixa coloque alguns cartões com os perfis de mulheres históricas, ou que são conhecidas por sua trajetória de vida.
Aos poucos, realizem a leitura desses perfis e conversem sobre as situações apresentadas. As reflexões irão acontecer naturalmente e ao final da atividade, as mulheres estarão mais unidas e engajadas, com sentimento de equipe e sororidade.
Disponibilizamos os perfis de algumas mulheres históricas na versão do Kit de Materiais de 2020, basta fazer o download abaixo e imprimir para utilizá-los.
Dica: Já realizamos esta ação aqui na Progic, junto com a dinâmica do espelho.
A Dinâmica do Espelho: Coloque um espelho dentro de uma caixa com tampa (pode até ser de sapato) e não deixe ninguém saber o que tem dentro dela antes da hora. Deixe a caixa em uma mesa mais afastada do grupo e peça que uma por uma vá até a caixa e olhe dentro dela (sem dizer o que é) e fale as qualidades da pessoa que está vendo lá dentro. Você pode dizer que é a foto de alguém para manter o mistério. Ao final, peça que cada uma compartilhe como foi a experiência de falar coisas boas sobre si mesma.
Conclusão: Ainda é difícil para muitas de nós mulheres elencarmos nossas qualidades, elogiarmos a nós mesmas. Essa dinâmica tem o intuito de incentivar essa prática e estimular o amor próprio.
Ao final entregamos um espelho junto com um trecho do livro “Outros jeitos de usar a boca” da Rupi Kaur, com objetivo de promover o amor próprio, a aceitação e a autovalorização.
O trecho era o seguinte:
quero pedir desculpas a todas as mulheres que descrevi como bonitas antes de dizer inteligente ou corajosas, fico triste por ter falado como se algo tão simples como aquilo que nasceu com você fosse seu maior orgulho quando seu espírito já despedaçou montanhas. de agora em diante vou dizer coisas como você é forte ou você é incrível, não porque eu não te ache bonita mas porque você é muito mais do que isso. -Rupi Kaur
Dia da Mulher na TV Corporativa
A TV Corporativa é um ótimo canal para divulgar e promover campanhas de endomarketing. Se você utiliza esse canal na sua empresa, pode utilizá-lo para divulgar qualquer uma das ações para o dia 8 de março que citei acima, ou ainda trabalhar alguma das sugestões abaixo. Ou ainda, realizar essas ações em outros canais de comunicação.
8 – Minha Voz
Essa ação pode ocorrer durante toda a semana do Dia da Mulher.
Com antecedência, grave vídeos com as colaboradoras mulheres que queiram participar e peça a elas que falem sobre suas trajetórias profissionais ou outros temas que você queira trabalhar.
Durante a semana do dia 8 de março, divulgue esses vídeos em meio a programação. Com essa ação você estará dando espaço para as mulheres e ao mesmo tempo trabalhando o reconhecimento.
9 – Como Eles Podem Ajudar?
Na TV é possível utilizar diferentes tipos de mídia, desde vídeos a imagens. Por isso, uma ideia para promover boas práticas entre os homens que querem contribuir com a luta e não sabem como, é divulgar frases e alternativas de como agir em determinadas situações.
As frases podem repercutir durante todo o mês de março na programação.
Veja alguns exemplos do livro “Clube da Luta Feminista – Um manual de sobrevivência para um ambiente de trabalho machista”:
- Dê o devido crédito! As ideias das mulheres têm menos chances de serem corretamente atribuídas a elas – muitas vezes porque outra pessoa (um homem) as está repetindo mais alto.
- Interrompa um Manterrupter! As mulheres são interrompidas o dobro de vezes que os homens. Além de parar de interromper, interrompa um interruptor.
- Deixe elas falarem! Quando se trata de trabalho, os homens falam mais que as mulheres e muitas vezes não tem noção disso. Portanto, deixe elas falarem.
- Apoie suas colegas! Especialmente em grupo, quando uma mulher disser algo inteligente, fale que concorda com ela. (A validação de um homem ainda vale mais).
- Chame as mulheres para as reuniões! Elas são mais propensas a falar caso haja mais mulheres presentes. Incentive a participação e suas ideias!
- Seja mentor de uma mulher! Analise os currículos apenas quando tiver um número igualitário de candidatas e candidatos.
Apoie mulheres na liderança! Empresas com mais mulheres na liderança são mais cooperativas, mais lucrativas, mais inclusivas e estimula que mais mulheres apresentem suas ideias.
Ao utilizar essas frases, não se esqueça de colocar a fonte: Clube da Luta Feminista – Jessica Bennett.
10 – Feito por Mulheres
Você sabia que muitas invenções e descobertas feitas por mulheres na história foram creditadas à homens?
“Em situações em que homens e mulheres trabalham juntos em um projeto, pesquisas revelam que os colegas (ou chefes) tendem a inferir que são os homens que merecem os créditos.” – Jessica Bennett
Confira alguns exemplos da nossa história:
Fissão nuclear: Lise Meitner e Otto Hahn descobriram a fissão nuclear juntos nos anos 30, porém Lisa não recebeu nenhum reconhecimento e inclusive Otto recebeu o Prêmio Nobel pelo descobrimento – sozinho. Leia mais aqui.
DNA: Rosalind Franklin conduziu o estudo que permitiu a observação do formato helicoidal do DNA. A “fotografia 51” – imagem com ótima definição do DNA é de sua autoria. Entretanto, Rosalind não foi citada na divulgação da estrutura, seu chefe não a aceitava como autora da descoberta do formato, mesmo seu trabalho sendo fundamental para a descoberta de seus colegas que rendeu o Prêmio Nobel. Leia mais aqui.
Programação: Ada Lovelace criou o primeiro algoritmo a ser processado por uma máquina e se tornou a primeira pessoa programadora da história. Mas seu reconhecimento só veio mais tarde, após sua morte, pois até então quem recebeu o crédito foi seu colaborador Alan Turing. Leia mais aqui.
Essa é mais uma consequência da cultura machista e patriarcal em que vivemos, mas podemos aproveitar o Dia da Mulher para divulgar as histórias dessas mulheres e também incentivar as que trabalham conosco a receberem o crédito pelas suas descobertas, conquistas e projetos.
Divulgue em um template na TV Corporativa as conquistas das mulheres que trabalham em sua empresa, dando crédito aos resultados que elas alcançam todos os dias.
Kit Dia Internacional da Mulher nas Empresas
Para te ajudar a promover a reflexão e a discussão sobre o significado do dia 8 de março e também promover a equidade de gênero na sua organização, disponibilizamos o Kit Dia Internacional da Mulher nas Empresas com os seguintes materiais:
- Cartaz A3
- Folder A4
- Newsletter
- Imagens para Redes Sociais
- Templates para TV Corporativa
- Wallpaper
- Planos de fundo virtuais
- Adesivos
- Caixa para presente
- Bônus: versões anteriores do kit (2020, 2021, 2022 e 2023)
Para fazer o download gratuito do Kit do Dia da Mulher, clique na imagem abaixo.
Equidade de Gênero nas Empresas
Para promover mudanças permanentes no ambiente corporativo e em nosso dia a dia, é preciso ir além do dia 8 de Março e por isso preparamos um conteúdo para te auxiliar a promover a equidade de gênero em sua empresa durante todo o ano.
Você pode conferir ainda mais ideias de ações, estratégias e mais um Kit de Materiais gratuito. Acesse aqui ou clicando na imagem abaixo:
Conclusão
As empresas com diversidade de gênero, possuem 15% a mais de chances de ter rendimentos acima da média – Why Diversity matters.
O 8 de março pode se tornar muito mais que apenas um momento de reconhecimento às mulheres. Com as ações certas e o cuidado com as palavras, será um momento de reflexão e que pode resultar em melhorias no relacionamento dentro e fora da empresa.
Espero que você consiga realizar uma dessas ações na sua empresa, ou ainda, se tiver mais sugestões pode compartilhar nos comentários.
Afinal, o nosso objetivo aqui é o mesmo: lutar por nossos direitos e por um mundo com mais respeito e igualdade.
Se você é mulher, a luta continua. Vamos juntas! 😉