Por Vitória Mazza

Sabemos que o mundo tem se atualizado rapidamente ao avanço tecnológico que cresce de forma acelerada em todas as áreas. Considerando isso, é necessário manter vividos hábitos humanizados e incentivar as relações entre pessoas, porque mesmo com toda a facilidade que a tecnologia traz, ainda temos nossas carências e necessidades humanas. Nesse contexto, a Editoria Colaborativa pode ser uma maneira eficaz de manter a conexão entre os colaboradores e fortalecer os laços dentro das equipes.

Darwin Progic

De acordo com Darwin…

O homem é adaptável a diversas mudanças, e de acordo com muitos pensadores, psicólogos e estudiosos, é possível ver a afirmação de que o homem não vive só.

Sendo assim, precisamos usar as vantagens que esse avanço tecnológico tem a nos oferecer, nos adaptar a ele e humanizar da forma que for possível. Enxergamos o resultado da aplicação desse conceito muito clara no mundo corporativo em empresas que valorizam o colaborador e tem a cultura bem estruturada. 

Esse movimento tem se tornado cada vez mais forte nas empresas, mostrando diversos resultados significativos, entre eles, a diminuição considerável do índice de turnover dos colaboradores.

Quando o colaborador se sente pertencido ao grupo de pessoas, ao propósito da empresa e enxerga sua importância individual como profissional, ele renova a cada dia sua motivação.

Comunicar isso constantemente ao seu colaborador enfatiza esse comportamento, aumenta sua segurança em relação ao seu potencial, faz com que a rotina dele não se torne maçante e diminui a pressão na entrega de resultados, tudo isso porque o conceito humanizado de grupo e pertencimento é claro, “um por todos e todos por um.”

A comunicação sem ruídos, simplificada e constante é a chave para surfar nessa onda.  

Certo, mas onde fica a tecnologia nisso tudo? Ela é o nosso principal aliado considerando que o avanço chegou também na área da comunicação, inovando suas ferramentas!  

Empresas que apostam nisso com a tecnologia como aliada…

Existem diversas maneiras de aplicar esse conceito de comunicação direta e humanizada dentro de uma corporação, independentemente do seguimento de mercado, quantidade de funcionários ou unidades da empresa.  

Decidir qual melhor ferramenta para a implementação desse projeto de comunicação requer alinhamento com os setores que são responsáveis pela comunicação e os líderes, para que seja desenvolvida uma estratégia que alcance todos os colaboradores de maneira eficaz.  

Para exemplificar, vou mostrar pra vocês como nosso cliente, Veilling Holambra conseguiu estruturar, colocar em prática e engajar seus colaboradores a partir da decisão de adquirir uma ferramenta de comunicação clara, dinâmica e objetiva, a TV Corporativa Progic. 

A Veilling e sua Decisão 

A Veilling Holambra é uma cooperativa que atualmente é o maior centro de comercialização de flores e plantas ornamentais do Brasil e uma das principais da América Latina. 

A empresa tem uma média total de 400 colaboradores, sendo que mais de 250 trabalham na área logística (o que complica mais ainda fazer uma comunicação rápida e atualizada) 

Como a Veilling Holambra Aumentou o Engajamento com a Editoria Colaborativa

Em entrevista com a coordenadora de recursos humanos da cooperativa, Vivian Ferreira nos disse que recentemente eles sentiram a necessidade de estar mais próximos aos profissionais da logística, já que o recurso de mural impresso não estava sendo mais tão eficaz a fim de informar e não aproximava os colaboradores. 

“PRECISAMOS DE UMA FERRAMENTA MAIS DINAMICA, QUE VERDADEIRAMENTE NOS APROXIME DOS COLABORADORES MESMO DE LONGE.” 😰 

Hoje a cooperativa tem 8 telas de TV Corporativa espalhadas em pontos estratégicos, como refeitórios, recepção, e principalmente na logística. 

Certo, já temos uma ferramenta atualizada, mas o que podemos fazer para gerar a sensação de pertencimento, humanizar, aproximar e verdadeiramente engajar? 

Construindo a Estratégia 

Para desenvolver uma estratégia eficiente para sua corporação é necessário checar suas dores e objetivo, assim é possível construir o caminho para chegar até lá.

A Veilling Holambra enxergou que estava longe de seus colaboradores e através da TV Corporativa como ferramenta de sua comunicação decidiram que seu objetivo era trazê-los para perto, otimizar o processo de entrega de informação, torná-lo mais ágil, gerar senso de pertencimento e engajar seus colaboradores, os envolvendo verdadeiramente com a cultura e propósito da empresa.  

Como a Veilling Holambra Aumentou o Engajamento com a Editoria Colaborativa
TV Corporativa na Veiling Holambra

Com o auxílio dos nossos especialistas em comunicação, a Veilling optou pelo processo de implementação de projeto da TV Corporativa. Dentre diversas vantagens desse processo, foi criado uma programação que conta com playlists recheadas de conteúdos específicos que fortalecem a construção da estratégia (bora passar na TV o que o povo quer ver minha gente!). 

Dentre os conteúdos selecionados, foram também realizadas ações utilizando a Editoria Colaborativa Progic, e o engajamento dos colaboradores simplesmente decolou. 

“Tem colaborador que se vê lá, tira foto da TV e posta no LinkedIn”, diz Vivian.

Mesmo a empresa já tendo em sua cultura esse senso de cooperação, que facilita a participação das equipes nas ações, é inevitável não chamar a atenção do colaborador para a TV e instigar sua participação, além de gerar identificação entre os colaboradores, reconhecimento, gerando orgulho em fazer parte da colaboração, a imaginação é o limite para criar diversos tipos de campanhas que incentivam a participação dos colaboradores. 

As Campanhas

Dentre as campanhas desenvolvidas pela Veilling Holambra, vale destacar a campanha do Dia das Mães, campanhas meu Pet, campanha do Dia das Crianças, todas essas estimulam o colaborador a enviar uma foto e compartilhar um pouquinho da sua vida pessoal e personalidade. 

Há também as campanhas que incentivam os colaboradores a enviar depoimentos sobre determinada área, ou opinião sobre algum treinamento. Na Veilling Holambra foram criadas campanhas mensais por setor entre elas, a Fala aí Liderança e a Fala aí Logística, por exemplo. 

Todas essas campanhas geram identificação entre os colaboradores, eles se sentem reconhecidos, se sentem importantes, humanizados, enxergam que verdadeiramente fazem parte do propósito da empresa. Gerando assim, um ambiente mais leve, descontraído, uma rede de apoio e cumplicidade. 

Conteúdos da TV Corporativa Veiling

Certo, mas voltando a Darwin…  

Detentor da frase: “De um começo tão singelo evoluíram as formas mais belas e maravilhosas” conseguimos aplicá-la no conceito da comunicação e sua evolução junto a tecnologia. É possível sim, realizar coisas belas utilizando as ferramentas disponíveis, da forma correta resultando em coisas maravilhosas. Afinal, tem coisa melhor do que se sentir pertencido ou valorizado?  

Confira o artigo na integra, sobre a implementação da TV Corporativa Progic e seus resultados na Veililng Holambra

Mais informações ou dúvidas sobre solução de TV Corporativa Progic, visite nosso site e entre em contato com a gente pelo nosso chat no link abaixo.

Até a próxima 🙂 

TV Corporativa Progic
Endomarketing.tv Favicon

Conheça a Progic

TV Corporativa Progic - Visite nosso site

Materiais Gratuitos

Kits de Endomarketing - Download Gratuito
Ebooks - Download Gratuito
Ferramentas - Download Gratuito

Em Destaque

Calendário de CI 2024
Ebook - 99 Ideias de Conteúdos para a TV Corporativa

Receba as novidades

Inscreva-se em nossa Newsletter

Tudo Sobre:

Ouça o Progicast

Progicast

Nos Acompanhe

Telegram

Escrito por Vitória Mazza

Publicitária comunicativa apaixonada por comunicação. Sou encantada pelo poder da escrita e pelas formas de se comunicar, é transformador! Acredito que uma boa comunicação é a chave para o sucesso em todas as áreas da vida. 🙂
5 3 Votos
Gostou deste artigo?
Inscreva-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários