Por Dyulia Corrêa
Os valores da empresa influenciam os mais diversos aspectos de uma organização, desde a forma como ela faz negócios e toma decisões, até a forma que ela se comunica com seus funcionários e clientes. Sendo assim, eles se tornam decisivos para o alcance dos objetivos do negócio.
Incentivar a vivência dos valores da empresa nos colaboradores é a melhor forma de garantir que todos possam trabalhar para os mesmos objetivos. Por isso, se torna fundamental inserir esses princípios na rotina diária e compartilhá-los com cada colaborador.
Quer entender mais sobre o que são os valores organizacionais e como aplicá-los de maneira estratégica na rotina da sua empresa? Continue acompanhando o nosso artigo!
Serão abordados os seguintes tópicos:
- O que são os valores de uma empresa?
- A importância e os benefícios dos valores organizacionais
- Como definir os valores de uma empresa
- Exemplos de valores
- Como incentivar a vivência dos valores
Boa leitura!
O que são os valores de uma empresa?
Os valores devem estar presentes e ser compartilhados por todos os funcionários, pois são eles que influenciam como devem ser os comportamentos, as atitudes e as decisões tomadas.
Portanto, os valores são os princípios e as crenças que servem como guias e parâmetros para os relacionamentos entre todas as partes envolvidas em uma organização.
Algumas das principais características dos valores de uma empresa:
- Orientam atitudes, comportamentos, hábitos, decisões e políticas internas;
- Guiam o negócio em direção aos objetivos desejados;
- Atuam como peça-chave na construção da identidade da empresa;
- São particularidades que tornam um negócio único no mercado.
Referências: Sólides
A importância e os benefícios dos valores organizacionais
Assim como citamos anteriormente, os valores de uma empresa influenciam grande parte de seus processos e resultados. Além de apoiar a visão da empresa diante de seus objetivos, a vivência dos valores organizacionais molda também a cultura e a identidade corporativa.
Construir equipes de alta performance, oferecer um excelente atendimento ao cliente e ser reconhecido como um negócio inovador, são propósitos partilhados por grande parte dos empregadores. Mas dificilmente isso será alcançado se você não definir e compartilhar os valores da sua empresa com os colaboradores.
Confira abaixo 5 benefícios que um conjunto de valores bem definidos pode trazer para o ambiente corporativo:
1. Atração e retenção de talentos
A forma de atrair e reter talentos mudou, hoje disponibilizar somente incentivos financeiros já não é mais o suficiente. Os candidatos precisam se sentir atraídos por princípios com os quais se identificam. E valores organizacionais bem definidos refletem positivamente nas ações de branding e nos processos seletivos, por conta do ajuste cultural que pode ser realizado entre colaboradores e empresa.
Além disso, contratações que são realizadas com alinhamento de valores possuem chances muito maiores de reter os funcionários por mais tempo. Esse fit cultural inicial tem o poder de fazer com que cada pessoa se sinta importante para a empresa durante a sua jornada
2. Melhora a comunicação
Quando a empresa possui um conjunto de valores organizacionais bem estruturado, as pessoas que fazem parte dela visam, ainda mais, possuir uma interação condizente com os princípios da organização com seus colegas e clientes. Ou seja, as relações refletem os valores escolhidos pela empresa.
3. Melhora o clima organizacional
Os valores organizacionais estruturam o código de conduta da empresa, e como falamos acima, isso ajuda a orientar atitudes, comportamentos, hábitos, decisões e as políticas internas desejadas pela organização
Colaboradores que se identificam com os valores da empresa, tendem a agir de acordo com eles. Então isso proporciona um ambiente de trabalho com ações coletivas mais coerentes com os objetivos da organização. Aumentando, consequentemente, a produtividade, e os resultados.
4. Maior engajamento dos colaboradores
No momento em que os valores pessoais dos funcionários se conectam com os valores da empresa, é gerada uma sensação de pertencimento muito importante para essa relação. Com isso, o engajamento dos colaboradores com os objetivos e forma de ser da empresa é fortalecido, impactando diretamente nos resultados.
E vale lembrar que quanto maior o engajamento entre equipes e empresa, maior será a motivação e satisfação dos profissionais com o trabalho exercido. Nesse mesmo ciclo, diminuímos a rotatividade de profissionais e aumentamos a lucratividade e produtividade da empresa.
5. Destaque da empresa no mercado
Assim como a visão e a missão, os valores de uma empresa são elementos fundamentais para qualquer marca que pretende se posicionar e se diferenciar no mercado. Por isso, escolher valores que representem a identidade e os objetivos da organização de forma clara é imprescindível para alcançar o público-alvo e novos talentos.
Como definir os valores de uma empresa
Os valores são o coração da empresa e importantes para todos que fazem parte dela. Além de serem considerados na hora da contratação de novos funcionários, também devem ser internalizados nas equipes.
Eles também devem estar alinhados com a Missão e a Visão da organização e precisam representar a forma de trabalho e convivência entre as pessoas envolvidas com o negócio.
Os valores devem estar intrínsecos no dia a dia e guiar o comportamento dos colaboradores, tanto no relacionamento entre si quanto no atendimento aos clientes e fornecedores.
Ao definir os valores da organização é muito fácil se basear em valores comuns de empresas maiores e famosas, mas essa escolha deve ser realizada pensando na essência da empresa e das pessoas que trabalham nela.
Para facilitar você pode utilizar a seguinte pergunta:
Que crenças (princípios) orientarão nosso comportamento?
Respondendo ela, será mais fácil definir quais e quantos valores serão compartilhados e vividos no dia a dia por todos os envolvidos.
Entretanto, algumas empresas focam nessa construção e definição de valores, mas acabam não vivendo isso no dia a dia e tudo fica apenas no papel. Em decorrência disso, os funcionários se frustram pois as expectativas iniciais não são atendidas.
Exemplos de valores
Como citamos anteriormente, a definição dos valores organizacionais é um processo indispensável para a identidade da empresa e também para a orientação de comportamentos de todos que fazem parte dela.
Ou seja, a relação estabelecida entre a empresa e seus funcionários deve estar em total acordo com os valores definidos para que seja possível alcançar os objetivos internos e, consequentemente, impactar positivamente também o seu público externo.
Diversas empresas que fazem parte de nosso dia a dia servem de inspiração e exemplo nesse assunto. Confira algumas delas:
Netflix – Julgamento; Altruísmo; Coragem; Comunicação; Inclusão; Integridade; Paixão; Inovação; Curiosidade.
Coca-Cola – Inovação; Liderança; Responsabilidade; Integridade; Paixão; Colaboração; Diversidade; Qualidade.
Natura – Relação; Aperfeiçoamento; Verdade; Diversidade; Liberdade; Compromisso sustentável.
Amazon – Obsessão pelo cliente em vez de foco no concorrente; Paixão pela invenção; Compromisso com a excelência operacional; Pensamento de longo prazo.
Nike – Inovação; Modernidade; Foco nas necessidades do público; Combate ao preconceito no esporte; Encorajamento a novas conquistas e desafios.
Zé Delivery – Pessoas incríveis; Autonomia e responsabilidade; Método brutal; Excelente para nossos clientes; Colaboração e alinhamento; Propósito e sonho.
Nestlé – Aperfeiçoamento do relacionamento com clientes e fornecedores; Qualidade e melhoria contínua dos produtos e serviços; Foco na satisfação dos consumidores; Compromisso, valorização e envolvimento dos Recursos Humanos; Compromisso com a verdade; Comportamento ético.
Samsung – Pessoas; Excelência; Mudança; Integridade; Prosperidade para todos.
Involves – Integridade; Garra; Música; Empatia; Evolução; Eu sendo eu.
Progic – Ética; Critérios elevados; Bons relacionamentos.
Como incentivar a vivência dos valores
Ao falarmos de valores organizacionais, ainda é comum lembrarmos de algo mais teórico, comum em apresentações da empresa. Mas visto a importância e os benefícios causados por esses elementos, é indispensável realizarmos ações que reforcem a prática e a importância da vivência deles nos colaboradores.
Inseri-los no dia a dia do time pode parecer um desafio, mas com as práticas corretas e com algumas dicas simples tenho certeza que isso se tornará mais fácil do que o imaginado.
Pensando em te ajudar nesse processo, separei aqui 7 dicas de ações de endomarketing para incentivar a vivência dos valores na sua empresa. Confira!
1. Processo seletivo
O primeiro contato do profissional com os valores da empresa ocorre durante o processo seletivo e esse é também o momento de a empresa avaliar se existe o alinhamento cultural entre ambas as partes.
Então ao realizar processos seletivos na sua empresa, lembre-se de disponibilizar informações claras e objetivas sobre os valores organizacionais e as características necessárias para as vagas em aberto. Além de ajudar a filtrar as candidaturas, isso trará também uma melhor experiência para os candidatos.
Hoje existem diversas plataformas online para a aplicação de testes de alinhamento cultural para simplificar a seleção e tornar as escolhas mais assertivas. Testes, entrevistas comportamentais e dinâmicas em grupo também são boas escolhas para esse processo.
Um processo seletivo realizado de forma eficaz pode beneficiar diversos fatores do clima organizacional, como a atração e retenção de talentos.
2. Onboarding
O onboarding é uma ótima forma de relembrar os valores da organização e tornar a integração do novo colaborador mais especial. Afinal, ele já poderá iniciar a sua jornada conhecendo a cultura organizacional e se sentir mais seguro diante de fatores como o código de condutas, a política interna etc.
Ao receber os novos integrantes do time podem ser realizadas as seguintes ações:
Comunicado Oficial
Antes de qualquer ação com o novo colaborador, uma boa prática é anunciar para os veteranos as novas contratações e quais funções elas vão ocupar. Esse comportamento mantém os times por dentro dos processos da empresa e estimula a sensação de pertencimento e envolvimento do empregado nos fatos que estão acontecendo na organização.
Momento com o RH
O departamento de Recursos Humanos pode promover workshops ou palestras para que os novos contratados conheçam mais sobre a história, princípio e valores da empresa, bem como pode aproveitar o momento para expor o código de conduta corporativo.
Cartilha de Dúvidas Frequentes
É sempre muito importante explicar algumas dúvidas frequentes que chegam ao RH para os novos colaboradores. Uma cartilha que explique sobre benefícios, folgas, expediente em feriados, horas extra, flexibilidade de horário, é um exemplo de informações que vão compor esse material.
Kits de Integração e Boas-vindas
Junto com os materiais necessários para o escritório, você pode também agradar seu novo contratado montando um kit com itens personalizados com os valores da empresa. Caneca, camiseta (uniforme), adesivos e uma plantinha de decoração são bons exemplos.
Confira mais ideias de onboarding aqui.
3. Dinâmicas
Dinâmicas de grupo são ótimas maneiras de envolver e engajar os colaboradores em um mesmo objetivo. Esse é um excelente formato na hora de comunicar informações estratégicas.
Você pode realizar dinâmicas específicas para divulgar essas informações e envolver toda a empresa em atividades durante alguns dias, ou então ações esporádicas em eventos internos.
Para se inspirar, você pode conferir nosso e-book com 30 dinâmicas de grupo clicando aqui.
4. Gamificação
A gamificação é uma estratégia eficaz e que garante a internalização de informações. Ela utiliza técnicas e características de jogos em outros processos e um deles pode ser a divulgação dos valores organizacionais.
Você pode criar jogos, brincadeiras e desafios para potencializar a comunicação das informações estratégicas da empresa e, além disso, garantir a integração e a motivação dos colaboradores.
Você pode ler mais sobre o assunto em nosso artigo: “Gamificação: Tudo o que você precisa saber”.
5. Reconhecimento
Com ações de incentivo e reconhecimento será possível comunicar os valores de forma indireta e internalizar os comportamentos esperados no dia a dia.
Você pode elaborar propostas trimestrais de reconhecimento para o melhor atendimento ao cliente, por exemplo, se este for um dos valores da sua empresa.
Outra forma é divulgar nos canais de comunicação os colaboradores que estão vivendo na prática os valores da empresa, veja este exemplo da TV Corporativa Progic.
Outros exemplos de reconhecimento:
- Comemore os aniversários de tempo de trabalho;
- Bônus especial;
- Adicione os funcionários na página “Sobre Nós” do site;
- Presentes personalizados;
- Envie feedbacks;
- Oferecimento de cursos e treinamentos de capacitação;
- Happy hour;
- Posts nas redes sociais.
6. Feedback
O feedback se tornou uma ferramenta fundamental para o crescimento das empresas. Através dela, os profissionais podem aprender e aprimorar as suas habilidades técnicas, suas ações podem ser revistas e melhoradas e o trabalho pode ser direcionado de acordo com os objetivos da organização.
Pesquisas mostram a direta influência do feedback no engajamento dos times e na retenção dos melhores talentos. Dar e receber feedbacks se tornou uma necessidade para o alcance de melhores resultados e deve se tornar cada vez mais presente no mundo corporativo.
O feedback é um canal de comunicação onde se torna possível o reconhecimento e o investimento na relação entre empresa e colaborador. Através dele é possível informar as ações, os comportamentos e valores esperados do outro e assim possibilitar o aprendizado constante e um melhor desenvolvimento profissional.
Então se torna indispensável a utilização de ferramentas que permitam uma comunicação de mão dupla, onde líderes e colaboradores possam ser ouvidos e compreendidos. Para que a cultura do feedback seja reconhecida é importante que se mantenha uma periodicidade bem definida.
7. Campanhas de Endomarketing
Campanhas são uma das melhores maneiras de comunicar informações estratégicas e promover a discussão sobre assuntos que precisam ser internalizados pelos colaboradores.
Por isso, realize campanhas internas que enfatizem os valores da empresa. Contextualize e deixe claro aos funcionários o porquê esses fatores são tão importantes e quais serão os benefícios que toda a empresa terá ao vivê-los diariamente.
Por ser um assunto de extrema importância para a empresa, você pode criar uma editoria específica para essas campanhas, com cores, logotipos ou assinaturas particulares, podendo ter o nome “Nossos Valores”, por exemplo. Isso irá destacá-la das demais.
Utilize os canais de Comunicação Interna para promover essas campanhas, adaptando o formato de cada peça para cada canal. Veja o exemplo divulgado na TV Corporativa da nossa cliente Involves.
A Progic já disponibiliza um kit de materiais completo para a divulgação da missão, visão e valores da empresa. Nele você encontra os seguintes modelos customizáveis:
- E-book Tudo sobre Missão, Visão e Valores
- 5 Modelos de Cartaz
- Cards
- Marca-página
- Rótulo para brinde
- Quebra-cabeça da cultura
- Templates para TV Corporativa
- Adesivos
- Wallpaper
Baixe o material gratuitamente clicando aqui ou na imagem abaixo.
Conclusão
Gostou do conteúdo? Espero que as informações trazidas nesse artigo gerem novos insights por aí e ajudem no processo de criação, aprimoramento e divulgação dos valores organizacionais entre os colaboradores.
Esse é um tema muito importante para ficar apenas no papel, então trazer ele para a rotina do time é fundamental para potencializar e otimizar diversos fatores de sucesso da empresa.
Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever aqui nos comentários.
Não esqueça de compartilhar nas redes sociais nos marcando com as ações realizadas aí na sua empresa e nos acompanhe no Instagram, LinkedIn ou Telegram!
E se você busca uma Plataforma Multicanal de Comunicação Interna Completa para potencializar as suas campanhas, deixo aqui o convite para você conhecer a solução Progic e conversar com nossos especialistas.