Por Higor Lima
Ouça o Progicast na íntegra, é só dar o play 😉
O episódio dessa semana no Progicast faz parte uma série de entrevistas feitas em parceria com a ABRH-SC.
O projeto intitulado de “Conecta Concarh” aborda o lado humanizado na gestão de pessoas e o este é um episódio ligado à temática do Congresso Catarinense sobre Gestão de Pessoas.
Junto com o podcast, uma sequência de outros conteúdos serão divulgados para servir como um esquenta para a edição e 30 anos do Concarh, que acontece entre os dias 14,15 e 16 de julho de 2021, em Florianópolis-SC.
E o episódio de outubro do Conecta CONCARH traz uma conversa com mentora integrativa relacional e didata em análise transacional, Maku Almeida.
Durante o bate papo falamos sobre como o autoconhecimento influência nos relacionamentos profissionais e como manter o equilíbrio emocional durante o período e pandemia que estamos vivendo.
Equilíbrio Emocional Durante a Pandemia – Confira alguns trechos da conversa!
Progic- Qual o conceito por trás do termo “análise transacional”?
Maku – A análise transacional é uma teoria de comportamento e foi criada na metade do século XX com o propósito de criar um método de intervenção que, baseado na ciência robusta, tivesse uma gramática simplificada. A ideia é que o paciente possa participar do projeto da própria cura. […] Um dos projetos implícitos na aplicação dessa teoria é que as pessoas possam viver mais plenamente a vida, com menos peso no aqui e agora.
Progic – Você considera que o autoconhecimento seja a base para que pessoas possam encarar desafios e medos com maior facilidade?
Maku – Você não vai de um ponto A para um ponto B sem saber qual é o ponto A. Então assim, como você vai transitar por um caminho tão conturbado quanto é o nosso presente, se você não souber como é que está o seu eu, seu interior?! […] O que mais precisamos aprender é quem somos e como calibrar nossas emoções para dar conta dos desafios. Saber quem eu sou permite que eu transite por essa instabilidade constante do presente de uma maneira menos sofrida. O autoconhecimento permite que eu saiba o que fazer nas situações mais diversas.
Progic – O quão importante é o equilíbrio emocional aos profissionais de gestão de pessoas e para a construção de um ambiente mais humanizado?
Maku – Saber como funciona esse mecanismo sofisticado dos sentimentos pode fazer a diferença entre uma equipe/pessoa de alta performance e outra de baixa performance. […] O primeiro passo para quem trabalha com mediação de pessoas é estar equilibrado consigo mesmo e, depois dessa etapa, a gente irá perceber quando alguém está passando por momento doloroso ou algum estímulo tocou a cicatriz emocional dela. Quando a gente fala dos pressupostos do trabalho com o ser humano, precisamos considerar o amor em equívoco, o amor como um pressuposto para lidar com a dor do outro.
Ouça a conversa na íntegra e saiba mais sobre equilíbrio emocional e autoconhecimento.
Sobre a Convidada: Maku Almeida
Maku Almeida é Analista Transacional Didata, certificada para a área Organizacional e Mentora Integrativa. É também consultora e educadora organizacional e diretora administrativa da União Nacional dos Analistas Transacionais – UNAT-BRASIL.
LinkedIn: Maku Almeida
Conecta Concarh – Outubro
A edição de 30 anos do CONCARH foi transferida por exigência dos novos tempos e do cuidado que a ABRH-SC sempre teve com sua maior dedicação: as pessoas
Mas para que você já vá se preparando para o congresso em 2021, o projeto Conecta Concarh foi criado e trará uma trilha de eventos exclusivos para que o congressista se conecte com “O Poder Humano”, temática da edição comemorativa do evento.
Acesso ao site do evento aqui e confira mais informações.