Por Higor Lima
Ouça o Progicast na íntegra, é só dar o play 😉
No episódio #50 do Progicast, conversamos com a Bianca machado. Ela é assessora de imprensa do time paranaense de futebol Operário Ferroviário.
Durante o bate papo, Bianca compartilhou suas experiências à frente da assessoria do time, os desafios para gestão de crise diante um rebaixamento no Campeonato Paranaense, relacionamento com torcedores, imprensa e jogadores. Bianca também falou sobre a representatividade feminina no meio esportivo.
Gestão de Imagem do Time Operário Ferroviário – Confira alguns trechos da conversa!
Progic- Bianca, apresenta um pouco sobre a origem do time para a gente?
Bianca – A história do Operário Ferroviário é uma história muito bonita aqui na cidade de Ponta Grossa. Ele é um clube centenário, tem 108 anos e está muito ligado com a história da cidade, foi fundado pelos ferroviários que trabalhavam aqui e foi um dos clubes pioneiros do Brasil e do Paraná em aceitar negros no elenco. Também tem histórico de mulheres na torcida, lá no início da fundação do clube. Só que até 2015 o Operário não tinha nenhum título ainda e nesse ano conquistou o título de campeão no Campeonato Paranaense e foi uma campanha brilhante e muito marcante pra cidade e pra torcida, tendo um salto aí nos números de sócio torcedores e público nos jogos.
Progic – Como foi a gestão de imagem do time durante o período em que ele foi rebaixado?
Bianca – Eu era recém formada e tive que aprender na marra a gestão de crise. Um time que tinha acabado de ser Campeão Paranaense, conquistado seu primeiro título, e no ano seguinte as coisas não aconteceram como planejado e o time foi rebaixado. Uma coisa que eu aprendi foi a questão que assessoria tem que informar, não só na vitória, mas na derrota, no rebaixamento […] Então você tem as questões internas para cuidar, porque fica um clima ruim quando a gente não conquista os nossos objetivos, mas ao mesmo tempo você precisa achar o jeito certo de informar.
Progic – E como é enfrentar o machismo nesse meio?
Bianca – Infelizmente, para você mulher que trabalha com o futebol e em ambientes predominantemente masculinos, são muitos desafios que precisa enfrentar. Essa situação [ofensas machistas durante o jogo] em Irati-PR me marcou muito […] nesse dia aconteceu de alguns torcedores do time adversário, após o jogo, continuarem ali para me xingarem, fazendo ofensas e me chamando pelo nome. Isso me fez pensar em desistir, porque eu não gostaria de passar mais por essa situação. Mas por outro lado, o apoio que eu tive de pessoas falando que aquilo não era normal, que não deveria acontecer foi muito importante.
Ouça a conversa na íntegra e saiba mais sobre gestão de imagem do time paranaense Operário Ferroviário.
Sobre a Convidada: Bianca Machado
Bianca Machado é formada em jornalismo e especialista em jornalismo esportivo. Desde 2015 ela atua como assessora de comunicação do time paranaense Operário Ferroviário Esporte Clube.
Ao longo dos anos já palestrou em eventos sobre mulheres no esporte, comunicação esportiva e também jornalismo de assessoria.
Já atuou também como assessora no time Keima Futsal/AFP e editora de conteúdo na GT Internet Group.
LinkedIn: Bianca Machado