Por Higor Lima
Ouça o Progicast na íntegra, é só dar o play 😉
O período de Covid-19 pegou muitas empresas de surpresa e uma boa parcela teve que se adaptar com o memento de crise que se alastrou pelo país.
No episódio #42 do Progicast, convidamos a especialista Patricia B. Teixeira para falar sobre como as empresas podem lidar com esse momento de crise, o papel da comunicação e como a psicanálise ajuda na interpretação do momento.
Comunicação e Gestão de Crise – Confira alguns trechos da conversa!
Progic – Como desenvolver um gerenciamento de crise?
Patrícia – Quando você está em um processo de gestão de crise, não pode só você querer tirar vantagem. O bom gerenciamento de crise é quando há o equilíbrio em todas as partes. […] Precisamos trabalhar no risco, porque crise é um fato, quando as coisas já estão acontecendo e o que é mais estratégico é eu trabalhar antes da crise acontecer.
Progic – O gerenciamento de crise deve envolver todas as áreas da empresa?
Patrícia – Gestão de crise é um trabalho multidisciplinar e só a comunicação não resolve. A Comunicação é uma das fatias dessa grande pizza, onde temos que envolver o RH, o jurídico, a tecnologia, a operação… Enfim, diferentes áreas da empresa e a alta gestão. Todas as partes envolvidas possuem um histórico, porque temos ali um ser humano, que possui sua defesa, objetivo e interesse. O olhar da psicanálise é entender esse outro, para trazer tranquilidade nesse momento de crise.
Progic – Quais são suas dicas para esse momento em que estamos vivendo, em relação ao Coronavírus?
Patrícia – Nesse momento do Coronavírus, a dica é muito simples: de onde você está, quais são os riscos? Reúna um time da sua organização que vai discutir com você quais são os riscos que podem afetar o negócio dentro do momento da crise, quais são os impactos disso para a organização, o que você pode fazer para se antecipar e, mesmo que ganhe forçar, qual o seu plano de ação. Não pense somente em comunicação, envolve toda a organização!
Ouça a conversa na íntegra e saiba mais sobre gestão de crise nas empresas.
Sobre a convidada: Patrícia B. Teixeira
Com 24 anos de mercado, Patrícia é autora do primeiro livro no Brasil sobre Crise nas Redes Sociais: “Caiu na Rede. E agora? Gestão e Gerenciamento de Crise nas Redes Sociais”. Se tornou professora de pós-graduação e tem formação também em psicanálise para ajudar executivos em momentos de crise.
É diretora do Grupo WPB, onde: há 15 anos contribuí com Trixe Comunicação Estratégica, uma empresa de Relações Públicas que cuida estrategicamente de reputação de marcas, como B3, Danone, Dentaclean, Meu Câmbio e Acordo Certo; e da WePlanBefore – uma empresa de gestão de Risco e respostas à crise.
Patrícia também é colunista semanal da CBN de Ribeirão Preto.
LinkedIn: Patrícia B. Teixeira